quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Seminários Clínicos Junguianos




Seminários Clínicos Junguianos


“ ... a psicologia analítica não é padronizada; não há uma atitude padrão que um terapeuta deva aprender ou absorver, passando em seguida a exercer o ofício de modo programado. Isso não é nem bom, nem mau, de um lado tem vantagens, de outro desvantagens. A inevitável desvantagem é sentir-se às vezes perdido, sem clareza a respeito do caminho a seguir. Não há modelo para quem escolhe essa via. A vantagem é que essa proposta permite a criatividade individual e a individuação do próprio terapeuta, abre espaço para que as transformações sofridas por este se manifestem na maneira como trabalha. Essa característica claramente diferencia a terapia junguiana das outras formas de atendimento. A questão é delicada porque, às vezes, uma má prática pode passar desapercebida como sendo uma análise junguiana normal, quando na verdade está sendo falha e mal fundamentada. De modo que é preciso ter alguns critérios bem definidos quando nos avaliamos a nós mesmos ou a trabalhos alheios. Essa dificuldade é devida à ausência de uma formato claro e padronizado”.

Roberto Gambini



A proposta dos Seminários Clínicos Junguianos é inaugurarmos um espaço onde se possa pensar a relação entre a produção teórica e a prática clínica dentro do campo junguiano. Trata-se de promover a passagem do relato do paciente ao status de “caso”, a partir da elaboração teórica, já que é na experiência clínica que a teoria junguiana deve se apoiar e é da clínica que ela retira seu renovado rigor. Com este objetivo em vista, propomos a leitura de textos variados de analistas junguianos sobre questões referentes à prática analítica. Pretendemos trabalhar com escritos de diferentes escolas junguianas - Clássica, Desenvolvimentista e Arquetípica - a fim de demonstrar que não há um único modo de praticar a clínica junguiana. Respeitando a multiplicidade que caracteriza a teorização junguiana, pretendemos afirmar que a clínica junguiana só pode ser pensada como um conjunto de práticas exercida de modo plural – “clínicas junguianas” –, onde cada analista privilegia e orienta sua escuta pelo modo específico que dialoga com o texto de Jung.


Programação:


Março: O que é análise junguiana?

· Fundamentos teóricos /o encontro analítico / estilos / objetivos/ para que análise?



Abril: Os métodos da análise

· Os Sonhos e o trabalho com as imagens / Transferência-Contratransferência: efeitos e desdobramentos / Imaginação Ativa / Mitologizar/ Amplificar: a interpretação junguiana/ Dos "Tipos" aos "Arquétipos".



Maio: A psicopatologia na análise

Sintoma e individuação: A questão do diagnóstico. A força do Pathos. Das neuroses às psicoses. A Depressão e suas imagens. As novas doenças da alma no século XXI.

Junho: Casos clínicos - imagens da análise

· Miss Miller, O Caso Babette, A Srta. Carson ( caso clínico analisado por James Hillman) e outras vinhetas clínicas.


Coordenação: Rubicão: Travessias Junguiana - travessiadorubicão.blogspot.com

Henrique Pereira - Psicólogo clínico, Doutor em Psicologia Social (UERJ), Membro fundador do Grupo Rubicão: Travessias Junguianas e autor do livro "Jung e o Laboratório da Alma".

Marcus Quintaes: Psicanalista Junguiano, Membro fundador do Grupo Rubicão: Travessias Junguianas (RJ), grupo Himma: Estudos em Psicologia Imaginal (SP), da IAJS e coordenador de Seminários sobre Psicologia Arquetípica e Pensamento Pós-Junguiano no Rio de Janeiro e São Paulo.


Preço: quatro parcelas de 150 reais


Datas: 26 março / 7 de maio / 4 de junho/ 2 de julho


Local: Rua Jardim Botânico, 674, cobertura - Rio de Janeiro


Horário: 14hs às 19hs


Duração: um encontro mensal de março a julho


Inscrições: (21) 9192 4430 e (21) 2543 5006 / travessiadorubicao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário