segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Curso de Extensão: Jung e os Pós-Junguianos


A psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung é uma teoria psicológica de grande valor, capaz de fornecer subsídios conceituais para a reflexão e investigação de vários fenômenos da vida contemporânea.
As ideias de Jung , assim como as revisões e os desdobramentos realizados pelos autores pós-junguianos, percorrem uma variedade de temas que hoje se mostram extremamente relevantes, tais como: a função criativa do inconsciente, o sonho como fator de auto-regulação da psique, a busca da diferenciação entre o conceito e os fenômenos da imagem e do símbolo, o exame das construções psicológicas que caracterizam as diferentes sociedades (os complexos culturais), a indissociabilidade entre natureza psíquica e cultura, os arquétipos como esquemas psíquicos formadores de subjetividades, o resgate da função da contratransferência na clínica das neuroses e a imaginação como faculdade primária da atividade psíquica.
Com o objetivo de afirmar a originalidade, potência e atualidade do pensamento de Jung oferecemos este curso de extensão em Jung e os Pós-Junguianos. Sem sectarismo, acreditamos que não somente é posível, mas necessário estimular o debate entre as ideias de Jung (e dos autores pós-junguianos) e os demais saberes contemporâneos como as ciências humanas, a psicanálise, a filosofia e as ciências naturais.

Módulos:

1 - Fundamentos da Psicologia Analítica de C.G.Jung


Uma breve história da psicologia analítica. Jung e seu tempo: os anos psiquiátricos, o encontro com Freud e a criação da psicologia analítica. As principais escolas do pensamento junguiano na atualidade: clássica, desenvolvimentista e arquetípica. Os conceitos e proposições fundamentais da psicologia de C.G.Jung: complexo, arquétipo, símbolo, imagem e processo de individuação, alquimia e a metáfora dos processos psíquicos.

2 - James Hillman e a Psicologia Arquetípica


James Hillman e a "revisão" da psicologia junguiana. O retorno à idéia de alma. Politeísmo e metáfora. Imagem e imagem arquetípica. Psicopatologia Arquetípica. Anima Mundi. A base poética da alma. Personificar e ver através. Código do Ser e a Força do Caráter. Sonhos e mundo subterrâneo.

3 - A Escola Desenvolvimentista de Londres


A Escola Desenvolvimentista de Londres e sua aliança com a psicanálise inglesa. A Psique da criança. As contribuições teóricas e clínicas de Michael Fordham. Aproximação da teoria junguiana com as modernas teorias evolutivas e etológicas. Jung e Bowlby- A teoria do apego. O autismo como desordem do Self. Arquétipos, teoria da evolução e psicopatologia. Fordham, Klein e Winnicott: o diálogo entre a psicologia analítica e a psicanálise inglesa.

4 - O Pensamento Pós-Junguiano hoje


Alguns dos principais temas trabalhados pelos pós-junguianos na atualidade. A contribuição de Wolfgang Giegerich e a vida lógica da alma. As nove estruturas do caráter segundo N.J.Dougherty e J.West. Os complexos culturais no cenário contemporâneo. Novas direções na clínica pós-junguiana.


Início: 22 de agosto de 2009

Horário: 14hs às 19hs - Sábados
Duração: quatro meses
Carga horária: 40 horas
Local: Rua Jardim Botânico, 674, cobertura
Informações: (21) 2543 5006 e (21) 9192 4430
Investimento: quatro parcelas de 210 reais

5 comentários:

  1. quero participar, ainda ´há vaga? terei problema com a frequencia...
    desejo,vontade,necessidade...triangulo de poder...
    poderia iniciar após o primeiro encontro?

    ResponderExcluir
  2. Aurea,
    O curso começará neste sábado próximo, dia 22.
    Se possível, nos ligue ( marcus ou henrique - celular é mais fácil) e combine a sua participação.
    Confirmamos sua presença, ok?
    Um abraço
    ...Marcus....

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcus,
    Gostaria de saber se você tem alguma indicação de livros que tratem da questão da anima e animus. Eu já tenho o livro da Emma Jung sobre isso. Será que tem mais alguma coisa sobre o assunto?
    obrigado e abraços
    Célio

    ResponderExcluir
  4. Favor informar quando haverá outra turma, preferencialmente em 2010, pois tenho desejo de me inscrever.

    grata

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se há cursos para acontecer ainda em 2010? Grata Fernanda Azevedo

    Meu e-mail: nandapsi05@hotmail.com

    ResponderExcluir