quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Inscrições abertas para nova turma do Curso de Extensão Jung e os Pós-Junguianos



(Clique na imagem acima para aumentá-la)

Estão abertas as inscrições para a quinta turma do Curso de Extensão Jung e os Pós-Junguianos, organizado pelo Rubicão, pelos telefones 2543 2006 e 9192 4430 (falar com Marcus ou Henrique).

Veja o conteudo dos módulos abaixo.

Módulos:

1 - Fundamentos da Psicologia Analítica de C.G.Jung
Uma breve história da psicologia analítica. Jung e seu tempo: os anos psiquiátricos, o encontro com Freud e a criação da psicologia analítica. As principais escolas do pensamento junguiano na atualidade: clássica, desenvolvimentista e arquetípica. Os conceitos e proposições fundamentais da psicologia de C.G.Jung: complexo, arquétipo, símbolo, imagem e processo de individuação, alquimia e a metáfora dos processos psíquicos.

2 - James Hillman e a Psicologia Arquetípica
James Hillman e a "revisão" da psicologia junguiana. O retorno à idéia de alma. Politeísmo e metáfora. Imagem e imagem arquetípica. Psicopatologia Arquetípica. Anima Mundi. A base poética da alma. Personificar e ver através. Código do Ser e a Força do Caráter. Sonhos e mundo subterrâneo.

3 - A Escola Desenvolvimentista de Londres
A Escola Desenvolvimentista de Londres e sua aliança com a psicanálise inglesa. A Psique da criança. As contribuições teóricas e clínicas de Michael Fordham. Aproximação da teoria junguiana com as modernas teorias evolutivas e etológicas. Jung e Bowlby- A teoria do apego. O autismo como desordem do Self. Arquétipos, teoria da evolução e psicopatologia. Fordham e o diálogo entre a psicologia analítica e a psicanálise inglesa.

4 - O Pensamento Pós-Junguiano na atualidade
Alguns dos principais temas trabalhados pelos pós-junguianos na atualidade. A contribuição de Wolfgang Giegerich e a vida lógica da alma. As estruturas do caráter segundo N.J.Dougherty e J.West. Os complexos culturais no cenário contemporâneo. Novas direções na clínica pós-junguiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário