terça-feira, 13 de julho de 2010

Novo Curso de Extensão: Estudos Junguianos Avançados



Objetivos

A psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung é uma teoria psicológica de grande valor, capaz de fornecer subsídios conceituais para a reflexão e investigação de vários fenômenos da vida contemporânea.

As ideias de Jung, assim como as revisões e os desdobramentos realizados pelos autores pós-junguianos, percorrem uma variedade de temas que hoje se mostram extremamente relevantes, como por exemplo: a função criativa do inconsciente, o sonho como fator de auto-regulação da psique, a busca da diferenciação entre o conceito e os fenômenos da imagem e do símbolo, o exame dos complexos culturais que caracterizam as diferentes sociedades, a indissociabilidade entre natureza psíquica e cultura, os arquétipos como esquemas psíquicos formadores de subjetividades, o resgate da função da contratransferência na clínica das neuroses e a imaginação como faculdade primária da atividade psíquica.

Depois da experiência bem sucedida de dois anos organizando e ministrando o Curso de Extensão Jung e os Pós-Junguianos, decidimos aperfeiçoar o formato, modificando parte de seu conteúdo. As novidades aparecem sobretudo nos módulos 3 e 4, onde passamos a destacar a contribuições da psicopatologia junguiana e a discutir as relações entre psicologia analítica, arte e humanidades.

Com o objetivo de continuar afirmando a originalidade, potência e atualidade do pensamento de Jung é que oferecemos este novo Curso de Extensão Estudos Junguianos Avançados.


Módulos

1. Fundamentos da psicologia analítica de C. G. Jung

Jung e seu tempo. Uma breve história da psicologia analítica: os anos psiquiátricos, o encontro com Freud e a criação da psicologia analítica. A psicologia analítica depois de Jung. As principais escolas do pensamento junguiano na atualidade: clássica, desenvolvimentista e arquetípica. Os conceitos e proposições fundamentais da psicologia de C. G. Jung: complexo, arquétipo, símbolo e processo de individuação, o trabalho com sonhos, imaginação ativa e a alquimia como metáfora dos processos psíquicos.

2. As escolas de psicologia arquetípica e desenvolvimentista

James Hillman e a "revisão" da psicologia junguiana. O retorno à ideia de alma. Politeísmo e metáfora. Da metafísica dos arquétipos à fenomenologia das imagens. A base poética da alma. O retorno a Anima Mundi (alma do mundo). A Escola Desenvolvimentista e sua aliança com a psicanálise inglesa. A Psique da criança. As contribuições teóricas e clínicas de Michael Fordham. O autismo como desordem do self. Aproximação da teoria dos arquétipos com a teoria da evolução. Samuels e a psique plural.

3. Psicopatologia e prática clínica

Contribuições junguianas à psicopatologia e suas implicações sobre o trabalho clínico. Jung e a clínica das psicoses. O Resgate do sentido nas produções delirantes. Os deuses como doenças: a psicopatologia de uma perspectiva arquetípica. As estruturas do caráter segundo uma abordagem arquetípica e desenvolvimentista. A clínica junguiana da criança e do adolescente. Individuação na infância e o adolescente entre a Persona e a Anima. As relações entre neurociência e psicopatologia: avanço ou reducionismo?

4. Artes, humanidades e cultura

A relação da psicologia analítica com literatura, poesia e cinema. O diálogo de Jung com os trabalhos de Pablo Picasso e James Joyce. A cura da cisão estética-ética na Psicologia Arquetípica. Cinema como palco de complexos. Projeção psíquica e projeção fílmica. As viagens de Jung: um suíço em busca do “primitivo” e a Africa como um dos nomes do incosciente. A teoria dos complexos culturais como instrumental teórico para o estudo dos grupos e das nações.

CARGA HORÁRIA: 40 horas.

DURAÇÃO: 4 meses (aulas de 5 horas cada, aos sábados).

INÍCIO: 28 de agosto de 2010

CRONOGRAMA:

Agosto - 28

Setembro - 11 e 25

Outubro - 2 e 30

Novembro - 6 e 27

Dezembro - 4

HORÁRIO: das 14h às 19h.

LOCAL: Rua Jardim Botânico, 674 cobertura (Rio de Janeiro).

PÚBLICO ALVO: psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.

INVESTIMENTO: quatro parcelas de R$230,00

INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: (21) 2543-5006 e (21) 9192-4430.

O curso fornecerá certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de frequência.

Vagas limitadas.

Curso organizado e ministrado por:

MARCUS QUINTAES

Psicanalista junguiano, membro da International Association of Jungian Studies, membro fundador do grupo Himma: Estudos em Psicologia Imaginal (SP), coordenador de seminários sobre pensamento pós-junguiano e psicologia arquetípica em São Paulo e Rio de Janeiro. CRP 05/17406.

HENRIQUE PEREIRA

Psicólogo clínico, Mestre em Psicologia pela UFRJ, Doutor em Psicologia Social pela UERJ e professor de universidades particulares no Rio de Janeiro e Niterói. CRP 05/25011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário