domingo, 17 de outubro de 2010

Rubicão em Curitiba




Rubicão: Travessias Junguianas estará presente no XVIII Congresso internacional da Associação Junguiana do Brasil cujo tema é "Criação" a ser realizado nos dias 21 a 24 de Outubro.

Marcus Quintaes e Henrique Pereira apresentarão seus trabalhos cujos títulos, respectivamente, são " Por que não se deitar comigo por um tempo?"- O "Ficar com a imagem" em três cenas clínicas da Psicologia arquetípica e Sonhos são quase natureza: contribuições da teoria do ator-rede para a análise onírica.

Abaixo um breve resumo do texto de Marcus Quintaes.


“Por que não se deitar comigo por um tempo?” – O “Ficar com a imagem” em três cenas clínicas da Psicologia Arquetípica


Marcus Quintaes


Curiosa declaração esta – “ficar com a imagem” – quase irônica, diríamos, pois basta tentar colocá-la em uso para que se revele o quão difícil é permanecer fiel à sua intenção, ou seja, o quanto somos conduzidos de diferentes maneiras a nos afastar do âmago da experiência que a proposta da Psicologia Arquetípica nos apresenta. A realidade da clínica nos confirma essa declaração, embora não inteiramente. Apesar disso, ela é definitivamente real.
Mas afinal, o que significa essa enigmática expressão, muito pronunciada mas tão pouco comprendida dentro do campo da Psicologia Arquetípica?
A proposição “ficar com a imagem” convoca à uma revisão teórica, deslocando e libertando o trabalho com a imagem das perspectivas literalizantes dos sentidos ( visibilidade), do reducionismo conceitual, da evitação da busca incessante e infindável por um “arché” como lugar de origem, da tentativa de transformar a singularidade da imagem em uma categoria universal simbólica, da recusa às inclinações hermenêuticas, a fim de poder preservar a integridade da imagem como fenômeno.
O trabalho pretende discutir estas questões teóricas e usar como ilustração três cenas “clínicas” extraídas de textos nos quais James Hillman aparece como protagonista de seu próprio método.

2 comentários:

  1. Marcus: Achei sua descrição de "ficar com a imagem" excelente e me ajuda. Gostaria de ver os exemplos clinicas. Parabens, John Burns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcus! Fiquei curiosíssima para saber sobre estas cenas clínicas protagonizadas pelo próprio Hillman. Depois do Congresso você poderia passá-las para nós no grupo ou indicar onde encontrá-las?
    Boa Sorte na apresentação!

    ResponderExcluir