
O analista junguiano James Hillman é uma das mais importantes influências teóricas no trabalho e produção de saber do projeto Rubicão: Travessias Junguianas.
Hillman é, sem dúvida, um dos que "atravessaram o Rubicão" no campo junguiano ao levar o pensamento e as ideias de Jung para além dos caminhos previsíveis e preestabelecidos. Ao polemizar, rever, instigar, desdobrar e reimaginar as ideias da psicologia analítica, Hillman e a Psicologia Arquetípica contribuiram para elevar o nível da discussão teórica neste campo e ampliar os territórios do exercício do pensamento junguiano.
Noções como soul-making, alma, politeísmo psicológico, beleza, justiça, estética, caráter, daimon e o patologizar, entre outras, estão definitivamente incorporadas ao vocabulário junguiano.
Para aqueles que desejam conhecer os diferentes momentos da obra deste vigoroso pensador, indicamos o texto "Hillman revendo Hillman" (disponível no endereço: http://www.jungianstudies.org/publications/papers/quintaesm3.pdf) escrito por Marcus Quintaes e publicado no livro Archetypal Psychologies: Reflections in Honour of James Hillman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário